quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dia 25 de maio - Dia do orgulho nerd + Dia da toalha

Relou pipou (essa nem o google tradutor traduz)!

Esse post que estou escrevendo, bem tarde, diga-se de passagem, é sobre o dia do orgulho nerd E o dia da toalha! Que foi dia 25 DE MAIO!!

"Okay, agora fala português, Ana!" Calma lá! Explicarei tudinho tim tim por tim tim, como uma boa nerd em formação (estou trabalhando nisso, tenham paciência por favor).

O dia do orgulho nerd é um dia que promove a idéia de os sofredores de bulling nerds declararem seu amor à cultura nerd, combatendo o preconceito já existente durante muito tempo (imagino que o preconceito tenha parado porque o pessoal viu que os nerds estavam virando chefes dos valentões, daí usaram o cérebro ao menos uma vez).

Como se sabe, não é de hoje que o estereótipo divulgado sobre nerds seja de um bando de crianças que não cresceram, por gostarem de coisas - teoricamente - infantis. Imagino que tais "denominadores de pessoas" nunca leram A piada mortal ou jogaram Mortal kombat na vida, pra considerar isso parte natural da infância de alguém. Ou Ded space. Ou God of War. Enfim.

O dia do orgulho nerd veio quebrar esse estereótipo, ainda que de forma gradual. O fato é que os nerds estão, finalmente, ganhando o espaço que merecem e a devida atenção. E isso é motivo de muito orgulho.

"Tá, beleza, mas o que danado a toalha tem a ver?" Gente, vocês são muito impacientes! Aff! Bem, a história da toalha é a seguinte: Na série O guia do mochileiro das galáxias - considerado uma bíblia nerd - o autor Douglas Adams destaca a importância de um mochileiro intergalático carregar sempre uma toalha, devido às suas mil e uma utilidades (não, não é bombril ¬¬).

Segundo Douglas Adams, a toalha "pode ser usada para se proteger do frio, da chuva, ser amarrada na forma de venda nos olhos no caso de precisar evitar olhar para algo, como uma grande altura ou uma Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); pode também ser usada para evitar contato com o chão durante a noite, caso queira ou precise dormir ao relento e pode ser usada para se secar após um banho se estiver seca e limpa o suficiente."
 - Não entendeu nada? Pare de ler esse post e vá ler O guia do mochileiro das galáxias JÁ! - 

"Tá, mas pq no dia 25??" CARAMBA, vocês não param de perguntar nunca??? Se estiver curioso a respeito, procure saber aqui. Já respondi coisa demais! u_u

O dia do orgulho nerd e dia da toalha é um dia muito importante pra mim, porque desde pequena eu gosto desse mundo, mas nunca tinha podido entrar por questões de pressão social e religiosa e financeira. E agora que me vejo livre de tais pensamentos reducionistas, creio em minha capacidade crítica o suficiente pra ir de frente à dogmas que me foram impostos. E quero aprender mais desse mundo que sempre me fascinou. Então, tenham paciência comigo, só me foi possível me "nerdizar" agora, e estou em uma caminhada longa e difícil para tal.

Mas já posso dizer: Tenho orgulho SIM em tentar ser Nerd.

E lembrem-se: NÃO ENTREM EM PÂNICO! E carreguem uma toalha.

 - Ana Beatriz V.

P.s.: Em breve, mais detalhes da comemoração que rolou no dia 25! Aguardem! :D





Nenhum comentário:

Postar um comentário